A palavra gênesis deriva do grego génesis. eos, com o sentido de "origem, criação, geração, nascimento".
Como se explica isso? Para os fundamentalistas, não tem conversa: Moisés escreveu tudo sozinho e usou os dois nomes simplesmente porque quis. Só que um trecho desse texto narra a morte do próprio Moisés.
Há várias opiniões sobre quando Gênesis e os outros livros de Moisés foram escritos, mas alguns estudiosos datam os escritos a uma época entre os séculos 15 e 13 a.C. Não sabemos exatamente onde Moisés estava quando escreveu esse livro.
Além de passagens acerca da criação, este livro apresenta figuras conhecidas dos cristãos, e até mesmo do senso comum: Adão e Eva, Caim e Abel, A Arca de Noé, A Torre de Babel, Abraão e Sara, Ló (e a destruição de Sodoma e Gomorra), a relação de Ismael e sua esposa Agar, Isaque e Rebeca, Esaú e Jacó ( e suas esposas as ...
Gênesis será dividida em sete fases; Criação; Dilúvio; Torre de Babel; Ur dos Caldeus; Abraão; Jacó e José. Importantes acontecimentos bíblicos serão retratados com o auxílio de efeitos especiais como o céu, a queda de Lúcifer, Adão e Eva no Éden, o dilúvio, a arca de Noé e a destruição de Sodoma e Gomorra.
O que é Êxodo: Êxodo é o nome dado para a saída de um grupo de pessoas ou toda uma nação de uma região para outra. O êxodo pode ser considerado um sinônimo de emigração, pois também está relacionado com a ação de deslocamento de um grupo de pessoas de sua terra natal para uma localidade estrangeira.
Não há consenso sobre quando o Gênesis foi escrito, mas alguns anacronismos apontam que sua redação final aconteceu no primeiro milênio. As teorias mais recentes colocam a redação final do texto em torno do século V a.C., durante o período pós exílio quando a comunidade judia se adaptava à vida sob o império persa.
Gênesis. Primeiro livro da Bíblia.
Embora o texto não contenha relatos internos de quem foi o autor, a autoria foi tradicionalmente atribuída pela tradição judaico-cristã a Moisés, um profeta e legislador hebraico.
O Gênesis Apócrifo faz parte dos primeiros sete manuscritos encontrados em 1947 na chamada Caverna 1 por pastores beduínos da tribo dos Tamireh. Ao jogar uma pedra em um buraco e notar um som estranho decidiram retornar ao local preparados para escavá-lo.