Frevo é um estilo de dança e ritmo musical típico do carnaval popular de Pernambuco. ... O nome "frevo" se originou a partir da palavra "ferver", que popularmente se pronuncia "frever". Ou seja, o significado é o mesmo de "fervura", que conota a "agitação" e "rebuliço" dos dançarinos.
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira.
ORIGEM. O frevo surgiu no final do século XIX, no Carnaval, em um momento de transição e efervescência social no Brasil, como uma grande expressão cultural das classes populares.
Aprenda diferenças entre os três tipos de frevo: canção, de rua e...
O bloco de Carnaval Galo da Madrugada mantém a tradição do frevo em Recife, capital pernambucana. Criado em 1977, tornou-se o maior bloco do mundo. Mais de 1 milhão de pessoas seguem o Galo da Madrugada todos os anos, dançando e cantando.
O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco. Surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana.
O frevo, ritmo musical e dança folclórica, completa 111 anos em 2018. Nascido em Pernambuco no final do século 19, ganhou o Brasil e influencia o carnaval de todo o País até os dias atuais.
O Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do século XX, primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. O frevo originalmente não tem letra, é só tocado por uma banda.
Em 14 de setembro de 1882 nasceu o jornalista Oswaldo Oliveira. Ele criou o termo "frevo" e em razão disso, nesta data, se comemora oficialmente o dia dessa expressão artística.
Pode ser dividido em três modalidades: o frevo-abafo, o frevo-coqueiro e o frevo-ventania.