Anhanguera foi o apelido dado pelos indígenas a Bartolomeu. Na língua tupi significa Diabo Velho.
Grafia no Brasil: anhangüera. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: anhanguera.
Bartolomeu Bueno da Silva (filho), conhecido como segundo Anhanguera (Transliteração para Diabo Velho, 1672 - Vila Boa de Goiás, 1740) foi um explorador e sertanista bandeirante.
Santana de Parnaíba, São Paulo Bartolomeu Bueno da Silva/Local de nascimento
Que arenga; que fala muito; arengador. [Popular] Que discute muito e sobre qualquer coisa; altercador, briguento. [Popular] Que faz intrigas, mexericos; mexeriqueiro, intrigante.
Bartolomeu Bueno da Silva (pai), o Anhangüera, nascido e morto em datas incertas, faz parte daqueles primeiros bandeirantes que, movidos pelas dificuldades econômicas, pelo tino sertanista e pelo espírito de aventura, partiram de São Paulo – aproveitando-se, inclusive, da localização geográfica da vila, que se ...
Em 1726, foi fundado, pelo próprio Bartolomeu Bueno, o primeiro vilarejo da região, denominado Arraial da Barra.
Bartolomeu Bueno da Silva, também conhecido como "Anhanguera", foi um bandeirante (sertanista) do século XVIII. O "diabo velho", como era popularmente chamado, ficou conhecido por ter descoberto ouro na região dos sertões (interior) do estado de Goiás.
Ao falecer, em 1740, Bartolomeu Bueno da Silva estava pobre e reduzido a um exercício de mando quase decorativo. Na antiga capital de Goiás ainda existe a cruz do Anhangüera, por ele levantada em 1722, e que perpetua a memória do início da colonização do território goiano.
- Seu apelido, "Anhanguera" foi dado pelos índios. De acordo com uma lenda indígena, o bandeirante jogou pinga num rio e provocou fogo, ameaçando colocar fogo nos outros rios. Assustados, os indígenas o apelidaram de "Anhanguera" que significa "diabo velho".