Etimologia (origem da palavra açúcar). A palavra açúcar deriva do árabe "as-sukkar", com o mesmo sentido "açúcar".
A forma correta de escrita é açúcar de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo no "u".
O açúcar é o resultado de um longo processo de refinamento que começa na plantação e colheita da cana-de-açúcar, que é a sua matéria-prima. ... Quando limpa, a cana é moída por grandes trituradores, o que faz com que facilite a extração do caldo da cana, a chamada garapa.
O açúcar é fonte de energia. Ele é rapidamente digerido e absorvido, liberando glicose e frutose. A glicose é importante para o cérebro, um dos órgãos que mais a consome.
A grafia correta da palavra é açúcar, escrito com acento agudo na letra u.
O açúcar é o nome generalizado os hidratos de carbono solúveis de cadeia curta, muitos dos quais são utilizados em alimentos. Eles são carboidratos, compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Substâncias quimicamente diferentes também podem ter um sabor doce, mas não são classificadas como açúcares. ...
Açúcares é o plural de açúcar.
Porque açúcar se escreve com cedilha e recebe acento? Tal como a palavra casa, açúcar é uma palavra grave, isto é, a sua penúltima sílaba é pronunciada com mais intensidade.
Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente. Lá, ele próprio construiu o primeiro engenho de açúcar.
O açúcar é produzido, principalmente, a partir da cana-de-açúcar. Antes de o produto final chegar até nós, a planta passa por vários processos. Primeiro, ela é moída e aquecida para a extração de um caldo doce. Então, esse caldo é filtrado, concentrado e centrifugado (quando é separado da água).