1. [Antigo] Sonda que se introduz na bexiga pela uretra. 2. [ Medicina ] Tubo ou sonda de diâmetro milimétrico que se introduz no organismo para injectar líquidos, esvaziar cavidades ou examinar um órgão ou parte dele.
Muitos médicos, no entanto, parecem preferir a forma espúria. Caso pior é o de "cateter", que, como indica a falta de acento, é oxítona, isto é, lê-se "catetér". Entre os médicos, é dominante a pronúncia paroxítona ("catéter"), que os dicionários e o "Vocabulário" não reconhecem.
Principais sinônimos de cateterismo: ... 1 sondagem.
1) Domingos Paschoal Cegalla adverte que, no singular, tal palavra é oxítona (pronunciada catetér), e, no plural, paroxítona (pronunciada catetéres). ...
Resposta rápida: escreve-se «cateter», sem acento. ... Trata-se de uma palavra aguda (ou oxítona), com tónica na última sílaba. Devemos portanto dar ênfase à última sílaba — «ter» —, não à segunda — «te» —, tal como nas palavras «ureter» e «clister» com o último «e» aberto.
Logo, ainda que seja comum, tanto em Portugal como no Brasil, a pronúncia "catéter", a palavra não é paroxítona (grave), mas sim oxítona (aguda). Portanto, a única grafia correta é CATETER (pronunciada "catetér").
Resposta rápida: escreve-se «cateter», sem acento. Continue a ler e veja a explicação. Trata-se de uma palavra aguda (ou oxítona), com tónica na última sílaba. Devemos portanto dar ênfase à última sílaba — «ter» —, não à segunda — «te» —, tal como nas palavras «ureter» e «clister» com o último «e» aberto.