Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
Ela vem do latim Voluntarius, que significa "de própria vontade".
2 alternativo, eletivo, facultativo, opcional, optativo. Que só faz a própria vontade: 3 antojadiço, arbitrário, caprichoso, voluntarioso.
Voluntária é o feminino de voluntário. O mesmo que: espontânea, facultativa.
O voluntário vivencia um poderoso sentimento de satisfação (em inglês, helpers high), resultado da diminuição do stress e da liberação de endorfinas, neurotransmissores que provocam sensação de felicidade. "A pessoa se sente valorizada, útil, com boa autoestima.
Respeito. Respeitar as pessoas, os locais, as crenças, o que for, é outra importante característica de um voluntário. Um bom voluntário sabe que cada lugar possui uma cultura diferente da sua e todos precisam ser tratados com o maior respeito possível.
A Bíblia ensina que aqueles que acumulam seus dons, não apenas enganam os outros, mas também a si próprios. Deus quer que sejamos voluntários porque Ele nos fez para esse propósito antes que percebêssemos.
Quantas sílabas tem voluntário? 4 sílabas (no Brasil), ou 5 sílabas (no Portugal e restante CPLP). No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).
Existem dois tipos de movimentos: involuntários e voluntários. Movimentos involuntários são aqueles que realizamos sem a nossa vontade, ou seja, involuntariamente. Por exemplo: piscar, bocejar, soluçar, espirrar. Movimentos voluntários são os que realizamos de acordo com a nossa vontade, ou seja, voluntariamente.