S.F. São plantas vasculares que não produzem sementes, pois se reproduzem por esporos, que originam a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta: o protalo.
As samambaias, ou fetos, são vegetais vasculares membros do táxon das pteridófitas (que deixou de ter validade taxonômica e só é utilizado como uma denominação informal). Elas possuem tecidos vasculares (xilema e floema), folhas verdadeiras, se reproduzem através de esporos e não produzem sementes ou flores.
A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada esporófito. ... Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem. Então os esporos caem no solo úmido; cada esporo pode germinar e originar um protalo, aquela plantinha em forma de coração mostrada no esquema abaixo.
A samambaia é uma das espécies mais antigas da Terra e por conta das suas folhas pontudas, a planta é associada ao poder de cortar a inveja, olho-gordo, mau-olhado e demais energias negativas presentes no ambiente.
As samambaias costumam crescer nas florestas tropicais úmidas, mas também se desenvolvem em outros lugares quentes e úmidos onde haja bastante sombra. Poucas espécies de samambaias são encontradas em locais secos e frios. As samambaias crescem bem em lugares quentes, úmidos e com sombra.
Procure um lugar de meia sombra, onde não bata o sol forte do meio-dia. Se você mora em casa e tem um puxadinho ou uma garagem fresca e clara, pode apostar que ela vai curtir. Tome cuidado para escolher um canto longe de correntes de vento, que desidratam a planta e fazem as folhas caírem. Mantenha o vaso úmido.
As samambaias são vegetais vasculares membros do táxon das pteridófitas (que deixou de ter validade taxonômica e só é utilizado como uma denominação informal). Elas possuem tecidos vasculares (xilema e floema), folhas verdadeiras, se reproduzem através de esporos e não produzem sementes ou flores.
A Samambaia é linda, porém ela entra na lista de plantas que se não deve ter em casa. As suas folhas voltadas para baixo podem favorecer a insônia, as alterações no humor e os vícios. Ela precisa ser colocada fora de casa, como em um quintal ou varanda, mas jamais dentro de casa, de acordo com o Feng Shui.