Massa de água contínua que se despenha de certa altura por disposição do terreno. Plural: quedas-d'água.
O que é Queda de água: As quedas de água, quedas-d'água, cachoeiras, cascatas, ou cataratas são formações geomorfológicas nas quais os cursos de água correm por cima de uma rocha de composição resistente à erosão, formando uma súbita quebra na vertical.
1 salto, queda-d'água. 2 cascata, catadupa, catarata.
Cachoeira: muito semelhante a Cascata (e para muitos, a mesma coisa), recebe este nome quando a queda não tem interrupção, quando a água desce diretamente ou com poucos obstáculos. Catarata: a maior das quedas, com grande volume de água. ... Pela força da água, costuma formar grandes piscinas na base da queda.
Cânions são extensos paredões que foram formados através de processos erosivos no decorrer de milhões de anos, são esculpidos principalmente pela ação dos ventos e das águas.
De acordo com o conhecimento convencional, as cascatas são formadas por forças externas, como terremotos, deslizamentos de terra ou mudanças no nível do mar que são capazes de alterar a paisagem.
Além das cachoeiras, existem outros tipos de quedas d'água, como a cascata, que se configura em uma sucessão de pequenas quedas de água que descem em degraus, o salto, cuja água cai em forma de spray, e a catarata, que é a maior delas por apresentar um grande volume de água que desce em formando uma espécie de cortina, ...
O significado da palavra "Peabiru" da língua indígena Tupi-Guarani apresenta divergências: há estudiosos que afirmam que os índios Guarani chamavam o estreito caminho (de aproximadamente 1,40m de largura e 0,40m de profundidade) de "Peabeyú", cujo significado é "Pe" – Caminho; "Abe" – Antigo; "Yú" – Ida e Volta, ...
As cascatas são quedas de água que se formam sempre que o leito de um rio ou ribeiro existe um desnível brusco. ... Na parte inferior da cascata a acção erosiva, exercida pela pressão da água que cai, escava depressões que originam lagos, normalmente profundos, na base da queda de água.