[Figurado] Grande riqueza; tesouro.
Significado de Potosi substantivo masculino Grande fonte de riqueza; tesouro. Etimologia (origem da palavra potosi). Do topônimo Potosi.
Bolívia Potosí é a capital da Província de Tomás Frías e do Departamento de Potosí, na Bolívia. Sua população, no censo de 2009, era de 194.298 habitantes. Situada na Cordilheira dos Andes, à altitude de 3.967 metros, é uma das cidades, geograficamente, mais altas do mundo.
Hoje, Potosí vive basicamente da exploração do que sobrou no Cerro Rico e do turismo. A tecnologia nas minas não melhorou muito desde a época colonial, e muitos mineiros ainda trabalham em condições muito precárias.
As Minas de Potosí localizam-se no cerro de Potosí, no Alto Peru, atual Departamento de Potosí, na Bolívia. Constituíram-se no principal centro produtor de prata em toda a América, durante o período colonial. As jazidas foram descobertas casualmente, em 1545, por um indígena chamado Hualpa ou Gualca.
Potosi foi antigamente a maior cidade das Américas e um polo econômico e financeiro de importância mundial construído inteiramente sobre as riquezas minerais do Cerro Rico – uma verdadeira montanha de dinheiro! Depois, quando o dinheiro se esgotou, foi a vez do estanho ser explorado.
As Minas de Potosí localizam-se no cerro de Potosí, no Alto Peru, atual Departamento de Potosí, na Bolívia. Constituíram-se no principal centro produtor de prata em toda a América, durante o período colonial.
A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.
O sistema de exploração mineira era baseado no trabalho indígena, por meio da mita. A prata foi o produto americano mais apreciado pela metrópole, tendo a sua extração usufruido de extraordinários benefícios fiscais. Apesar disso, estima-se que 1/3 da produção tenha circulado às margens dos controles fiscais.
A prata foi o produto americano mais apreciado pela metrópole, tendo a sua extração usufruido de extraordinários benefícios fiscais.