pH é a sigla utilizada para indicar a concentração em mol/L de cátions hidrônio (h2O+) em uma solução. pOH é a sigla utilizada para indicar a concentração em mol/L de ânions hidróxido (OH-) em uma solução.
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14.
Química. A constante de ionização da água (Kw), o potencial hidrogeniônico (pH) e o potencial hidroxiliônico (pOH) são medidas importantes para cálculos que envolvem equilíbrio químico em soluções ácidas e básicas, bem como na determinação da concentração dos íons H+ e OH- das soluções em questão.
pH representa o potencial hidrogeniônico e pOH é o potencial hidroxiliônico das soluções. Tratam-se de escalas logarítmicas utilizadas para medir o caráter ácido e básico de uma amostra. Os valores que as compõem variam de 0 a 14 e foram obtidos a partir do equilíbrio iônico da água.
Define-se pOH como o potencial hidroxiliônico de uma solução, ou seja, a quantidade de hidróxidos (OH-) dispersos em certo volume de solvente (como a água).
Resumo sobre pH e pOHDefiniçõespH: potencial hidrogeniônico da solução.Fórmula geralpH + pOH = 14SoluçõesNeutraspH = pOH = 7ÁcidaspH < 7 pOH > 7BásicaspOH < 7 pH > 7
O pH de uma solução é o cologarítimo decimal de base dez, conforme expresso abaixo:
Veja como ele pode ser determinado a seguir:
Na maioria das soluções aquosas diluídas, a concentração da água é grande ([H2O]) e a concentração do íon hidrônio ([h2O+]) é bem pequena.