Machado de Assis em Dom Casmurro, define os olhos de Capitu, numa "retórica de namorado", Olhos de Ressaca. Olhos que arrasta tudo para dentro de si. Exemplo de uso da palavra Olhos de ressaca: "José Dias dera deles, olhos de cigana oblíqua e dissimulada".
2- Por que o narrador caracteriza os olhos de Capitu como "olhos de ressaca"? R- Por causa do poder de atração que eles exercem sobre Bentinho.
Bentinho ao ouvir ficou com o traço da dissimulação por saber o que significava e logo depois acrescentou outra característica particular sua a esta definição e deu aos olhos da amada os traços da ressaca do mar "olhos de ressaca? Vá, de ressaca.
Toda existência de Capitu foi usada contra ela, suas ações e até mesmo sua existência física. Ela é culpada pelos seus olhos "de cigana oblíqua e dissimulada" tal qual absurdamente hoje uma criança violentada é culpada por ter um "olhar de mulher".
e) irônica. A palavra oblíqua conota a sinuosidade do caráter de Capitu, sua maleabilidade evasiva. Para o narrador, os olhos de Capitu eram olhos de ressaca, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.
O narrador caracteriza os olhos de Capitu como "olhos de ressaca" porque assim como a ressaca do mar, os olhos de Capitu têm o poder de atrair e arrastar o que encontrar. ... Para o narrador, Capitu tinha os olhos como estas ondas, que são profundas, altas e ameaçadoras, levando consigo tudo que estiver em seu caminho.
Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.
Capitu: Significa "relativa a Capitólio" ou "a cabeça". Esse nome é o apelido de Capitolina, forma feminina de Capitolino, que vem do latim Capitolium e significa "relativa a Capitólio".
Continuaríamos perguntando como tolos, e ele nos responderia: ora, verde como os olhos de Capitu…
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: ... risada gostosa (audição + paladar) cheiro azedo (olfato + paladar)