A metrorragia é um termo médico que se refere ao sangramento uterino fora do período menstrual, que pode acontecer devido a irregularidades no ciclo, a estresse, devido à troca de anticoncepcional ou ao seu uso incorreto ou pode ainda ser um sintoma de pré menopausa.
As causas da metrorragia podem ser: Disfunção hormonal: cetose, ovário policístico, hipotireoidismo... Inflamação dos órgãos reprodutivos: Uterite, Vaginite, Ovarite... Tumores: Câncer uterino, câncer de ovário, câncer do colo do útero...
O tratamento das metrorragias depende das causas do problema. Conforme o caso, podem ser prescritos hormônios, antibióticos ou a remoção do DIU. Em alguns casos, como o de tumores, por exemplo, pode ser necessária a cirurgia e até mesmo a retirada do útero .
Atualmente utiliza-se o termo: Sangramento Uterino Anormal (SUA). Classicamente isso era chamado de Sangramento Uterino Disfuncional ou Hemorragia Uterina Disfuncional. Para caracterizar um sangramento anormal é necessário caracterizar o sangramento normal.
Dismenorreia é a dor uterina por volta do período menstrual. A dor pode ocorrer com a menstruação ou precedê-la em 1 a 3 dias. A dor tende a alcançar a intensidade máxima 24 horas após o início da menstruação e diminuir após 2 a 3 dias.
Spotting ou sangramento de escape é um leve sangramento que ocorre fora da época do fluxo menstrual. Pode ser causado pelo uso de métodos anticoncepcionais.
Metrorragia – É o sangramento uterino que ocorre fora do período menstrual; Menometrorragia - É o sangramento que ocorre durante o período menstrual e fora dele.
Muitas vezes a infecção pela clamídia é assintomática, podendo persistir durante vários anos. Geralmente causa uma cervicite (inflamação das células do colo do útero), tendo como sintomas o corrimento vaginal mucopurulento e sangramento após a relação sexual.