substantivo masculino Associação de países que definem regras e políticas comerciais e alfandegárias em comum acordo, por meio de um tratado, de forma a estimular, desenvolver e consolidar o livre-comércio, normalmente com a livre circulação de trabalhadores, serviços, produtos e capitais, entre os países-membro.
Um mercado comum é a união aduaneira com políticas comuns de regulamentação de produtos e com liberdade de circulação de todos os três fatores de produção (pessoas, serviços e capitais).
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano criado em 1991. Essa integração entre países sul-americanos busca favorecer o desenvolvimento econômico, social e político de seus membros e associados. ...
O Mercado Comum do Sul – Mercosul – é um bloco econômico, ou seja, um acordo feito por alguns países para facilitar o comércio e as relações econômicas entre eles, com o objetivo de aumentar o desenvolvimento e a integração. No caso desse bloco, o acordo envolve países da América do Sul, incluindo o Brasil.
Os mais famosos são:
Mercado Comum: é um bloco econômico que conta com um avançado nível de integração econômica, indo muito além de um acordo comercial, pois envolve a livre circulação de produtos, pessoas, bens, capital e trabalho, tornando as fronteiras entre os seus membros quase que inexistentes em termos comerciais e de mobilidade ...
Em economia, união monetária é a situação em que mais de um país concordam em compartilhar uma moeda única. É a etapa onde ocorre a zona de livre comércio, a união aduaneira e a livre-circulação de mercadorias, pessoas, serviços e capitais, juntamente com a moeda comum.
A principal característica do Mercosul é a adoção de uma tarifa externa comum, adotada pelos países-membros de maneira a favorecer o comércio regional. Essa tarifa comum está exposta como um dos objetivos do bloco.
Bloco econômico formado por Estados Unidos, México e Canadá O Nafta - Tratado Norte-Americano de Livre Comércio é uma nomenclatura do grupo formado pelos países da América do Norte - Estados Unidos, México e Canadá - e o Chile como país associado, e que visa a aproximação econômica com essas nações.