Mulambo, ou molambo, significa farrapo, e é um termo de origem angolana. Mulambo surgiu inicialmente com os escravos, na época da escravatura, e depois começou a ser usado com um sentido pejorativo, para designar uma pessoa suja, mal arrumada.
Conta a lenda que Maria Mulambo nasceu em berço de ouro, cercada de muito esplendor, riqueza e abundância. ... Maria Mulambo era uma mulher que praticava a caridade, andava pelos pobres vilarejos ajudando as pessoas doentes e pobres.
Diz a história que Maria Mulambo veio de um berço de ouro. Cercada de luxo com pais que fazia parte da corte do reinado, era sempre chamada de princesinha apesar de não ser. Logo aos 15, foi pedida em casamento pelo filho do rei, 25 anos mais velho.
Pombajira – Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Moça me dá um cigarro do seu para fumar/ Pois nem dinheiro eu tenho pra comprar (bis)/ Vivo sozinha, vivo na solidão/ Maria Molambo me dê sua proteção (bis)./ Oh moça, oh moça, oh moça, me tira dessa, moça."
1. Pano que os indígenas de algumas tribos africanas amarram à cintura. 2. Tanga.
A vocês me dirijo solicitando abrir os meus caminhos, desatando o nó que amarra minha vida e atividades. Deem-me sorte nos meus negócios. Ajudem-me a conquistar ou conservar a mulher ou homem que desejo, afastando rivais ou causa que possa afastar de mim a pessoa que tanto gosto.
Maria Mulambo das Sete Encruzilhadas.
A Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas é celebrada na cidade com todo o amor, alegria e o fervor que seus súditos e admiradores lhe dedicam. Conclui-se que sua festa é a constatação de que seu culto é um dos mais relevantes na experiência religiosa da Umbanda.
As vezes são debochados, levando a vida com malícia. São pessoas muito espalhafatosas, algumas vezes desastrados e distraídos. São pessoas que não aceitam traições seja na amizade, relacionamento ou até mesmo na família. Os que carregam Maria Mulambo, são pessoas de personalidade forte, assim como ela.