3 - Após a despesca, lave a rede para retirar a lama e o muco dos peixes. Isso evitará que ratos sejam atraídos durante a secagem.
A Parábola da Rede de Pesca nos ensina que no dia do juízo final haverá uma seleção. Da mesma forma com que a rede é lançada e peixes variados são apanhados até que, num determinado momento, ocorre a seleção, também o Evangelho da Salvação é ofertado e está constantemente pescando os homens (Lucas 5: 10).
Naquele tempo: Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. ... Jesus disse-lhes: 'Lançai a rede à direita da barca, e achareis. ' Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: 'É o Senhor!'
Inseridas nos fundos das redes onde há maior concentração de peixes, as "saídas de emergência" emitem luzes de sinalização que são ativadas quando a rede atinge certa profundidade, o que facilita a pesca e dá maior visibilidade aos pescadores.
A pesca noturna conta com diversas vantagens, pois neste momento os peixes costumam ficar mais vulneráveis, visto que sua visão e percepção são afetadas. Deste modo, é possível que o pescador aproveite tais condições e capture espécies diversas.
Isso significa dizer que Jesus não escolheu o barco de Pedro por falta de opção, mas escolheu de forma seletiva, ou seja, ele escolheu sabendo por que escolhia, para que escolhia e de quem escolhia.
6Jesus disse-lhes: "Lançai a rede à direita da barca, e achareis". Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor!" ... 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra.