Istambul (em turco Istanbul) é o nome por que é hoje conhecida a cidade anteriormente chamada Constantinopla. É a maior cidade da Turquia, no estreito do Bósforo, que separa a Europa da Ásia. Ainda hoje, seu nome em grego é (Constantinopla).
A cidade carregou esse nome por anos, em homenagem ao imperador Constantino, e se tornou a capital do Império Romano no ano de 330. Também foi considerada o centro cultural da Grécia Antiga por muito tempo.
5.343 km² Istambul/Área
Em resumo, o gentílico correspondente a Istambul tem várias formas corretas que são concorrentes, a saber, istambulenho, istambulita, istambulense, istambulês istambulino, entre as quais sobressai istambulense por se enquadrar na tendência para dar grande uso (produtividade) ao sufixo -ense na formação de gentílicos.
Quanto aos homens, Yusuf é seguido por Eymen, Ömer Asaf, Miraç e Ömer. Em Istambul, os nomes mais escolhidos foram: Zeynep, Defne, Elif, Duru e Ebrar; para meninos, Ömer Asaf, Eymen, Yusuf, Ali Asaf e Ömer. Em Ancara: Zeynep, Elif, Defne, Duru e Ebrar para meninas; e para meninos, Eymen, Ömer Asaf, Yusuf, Ömer e Miraç.
Constantinopla Império Bizantino/Capitais
BósforoEndereçoIstambul TurquiaParte deMar Negro Mar de MármaraCoordenadas41° 07′ 10″ N, 29° 04′ 31″ L
Por causa dessa divisão, a Turquia é considerada uma nação transcontinental, assim como a Rússia (que pertence à Ásia e à Europa), o Egito (Ásia e África), entre outros países. Hoje, a maioria da população de Istambul mora na parte asiática e vai para a parte europeia para trabalhar.
A Cultura e tradições de Istambul tem fortes alicerces religiosas. A grande maioria da população de Istambul é muçulmana, mas também há uma quantidade, mesmo que pequena, de cristãos e judeus.