1. Que ou aquele que intervém; medianeiro. 2. [Brasil] Aquele que em período anormal assume a presidência de um Estado, como representante do presidente da República.
Pessoa escolhida para governar estado ou cidade ou alguma organização, de forma que governe de acordo com quem o nomeou, podendo a representar.
Os interventores agora têm como obrigação a "convocação do Colégio Eleitoral, composto pelas Federações e times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, para votarem a alteração estatutária no que diz respeito a redefinição das regras do estatuto de 2015, em especial", segundo a decisão do magistrado.
Assim o interventor é figura constitucional e autoridade federal, cujas atribuições dependem do ato interventivo e das instruções que receber da autoridade interventora. Suas funções são federais, mas pratica atos de governo estadual, dando continuidade à administração do estado.
Delegado da imediata confiança do chefe do Poder Executivo federal, investido da gestão de certo estado particular, sob o regime de intervenção, durante o qual cumpre as instruções que lhe ministra o governo central.
Rogério Caboclo Confederação Brasileira de Futebol/Presidentes
No Rio Grande do Sul, que antes da revolução era governado pelo próprio Vargas, foi nomeado interventor Flores da Cunha, homem de longa tradição na vida política gaúcha. ... Isso significava defender a manutenção de um governo de caráter revolucionário e ditatorial e o adiamento do processo de constitucionalização.