influenciado ou estimulado por uma inspiração criadora, artística, etc.
Inspiração é o conceito teológico segundo o qual obras e feitos de seres humanos intimamente ligados a Deus, sobretudo as Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos, receberam uma supervisão especial do Espírito Santo, de tal sorte que as palavras ali registradas expressam, de alguma maneira, a revelação de Deus.
Em Timóteo 3,16, temos a confirmação de que toda a Bíblia é inspirada por Deus: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra".
A revelação é o ato de revelar ou desvendar ou tornar algo claro ou óbvio e compreensível por meio de uma comunicação ativa ou passiva com a Divindade. ...
O verbo inspirar se refere ao ato de introduzir ar nos pulmões e de infundir ou transmitir um sentimento. Pode indicar também o ato de sofrer ou exercer influência e estímulo, bem como de ser impressionado por algo ou alguém.
O que inspira é a maneira como essa pessoa lida com os obstáculos que aparecem pelo caminho. Os inspiradores não fogem quando as coisas ficam difíceis, eles se perguntam como fazer para chegar ao outro lado.