Instrumentos cujo som é obtido pela sua própria solidez e elasticidade, sem requerer tensão de membranas, ar ou cordas.
O triângulo (também conhecido como "ferrinhos") é um idiofone.
Esses instrumentos, também chamados autorressonadores, produzem sons por sua própria vibração ao ser percutidos. São instrumentos idiofones: claves, castanholas, pratos, triângulo, xilofone, metalofone etc.
E afinal o que são idiofones, membranofones, cordofones e aerofones? ... Os membranofones são muitas vezes também chamados de instrumentos de percussão, ou ainda de tambores. São aqueles instrumentos onde o som é produzido por meio da vibração de uma membrana que está esticada em algum tipo de suporte.
Instrumentos musicais cuja vibração sonora principal se dá pelo ar. Podem ser classificados como livres e sopros.
membranofone. MÚSICA instrumento cujo som é produzido por uma membrana retesada (tambor, pandeiro, adufe, etc.)
São exemplos de membranofones os tambores e os kazoos. Os membranofones podem ser classificados como: Tambores Percutidos: instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida. Inclui quase todos os tambores, tais como os timpanos e os tom-tons.
Instrumentos musicais cuja a matéria vibrante principal resulta de uma ou mais cordas que são estendidas entre pontos fixos. E podem ser classificadas como Simples ou Composto.
Resposta: A Harmônica de Vidro é um idiofone friccionado, ou seja, o som é formado através da vibração. Foi inventado por Benjamin Franklin a partir do copofone. Toda a sua composição é feita de taças de vidro de vários tamanhos, encaixando-se uma nas outras.
Uma vez que nenhuma dessas formas é completa, em geral elas são combinadas. Assim podemos dizer que um xilofone é um idiofone percutido de altura definida e que um Taiko é um membranofone percutido de altura indefinida.