Heme provém da palavra grega "haime" que significa "sangue". Hematopoiese consiste no processo de divisão, diferenciação e maturação celular, desde a célula mais primitiva – célula estaminal – até aos diferentes tipos de células sanguíneas.
A hematopoese, também conhecida como hemocitopoese ou hematopoiese é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Esse processo ocorre nos órgão hemocitopoéticos (ou hematopoéticos).
Significado de Hematogênese substantivo feminino Produção de sangue.
Os rins, como dito anteriormente, sintetizam a eritropoetina e também a trombopoetina, esta, responsável pela trombocitopoese. Os rins também participam da eliminação de parte da bilirrubina através da urina, outra parte é eliminada nas fezes.
Para que servem as células do sangue? – Glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias): são células sanguíneas que carregam hemoglobina. Eles são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e pela retirada do gás carbônico para ser eliminado pelos pulmões.
A medula óssea vermelha é responsável pela hematopoiese e apresenta essa cor devido à presença de numerosos eritrócitos. A medula óssea é constituída de células-tronco hematopoiéticas e dos capilares sinusóides, revestidos por células endoteliais descontínuas.
No adulto, o tecido hematopoiético forma parte da medula óssea (medula vermelha) e é o local onde ocorre a hematopoiese normal.
Hematopoiese é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado chamado de célula hematopoiética ou célula-tronco.
A hematopoiese é função do tecido hematopoiético, que aporta a celularidade e o microambiente tissular necessários para gerar os diferentes constituintes do sangue. No adulto, o tecido hematopoiético forma parte da medula óssea (medula vermelha) e é o local onde ocorre a hematopoiese normal.