verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Provocar estalido, barulho, ruído em; estalar: estralar os dedos; estralar a língua com os dentes; com a queda, o joelho estralou.
ESTRALAR também está correto, assim como ESTALAR Descobri há pouco tempo e compartilho com vocês: ESTRALAR também está correto, existe nos dicionários da língua portuguesa, assim como ESTALAR. Ambos significam "dar estalo" ou "estourar" ou ainda "ter um grande ataque". Exemplos: 1) Ela estalou (ou estralou) os dedos.
"Nas articulações existe o líquido sinovial (um líquido que se parece com um lubrificante e que contém gases). Quando estalamos ou dobramos uma articulação, esticamos a cápsula articular e este gás é liberado rapidamente, já que formam-se bolhas com esse movimento", explica Rodrigo Nakao.
Que foi colocado em um determinado lugar: 1 colocado, posto, botado, situado. Inserido num equipamento eletrônico: 2 inserido, introduzido, acrescentado.
Instalar ou estalar
As duas palavras existem na língua portuguesa. Estalar e estralar são verbos sinônimos e ambos estão corretos. O verbo estalar é o mais utilizado pelos falantes. Podemos utilizar os verbos estalar ou estralar sempre que quisermos referir o ato de dar estalo, rachar com ruído e acontecer subitamente.
A expressão usual é «estalar os dedos». Neste contexto, o verbo estalar significa «produzir som breve e seco (em), por deslocamento de ou atrito em articulação no corpo». O Dicionário Eletrônico Houaiss também acolhe o verbo estralar, mas remete-nos para estalar, a forma preferível.
Em geral, os estalos não fazem mal, a não ser que provoquem dor. "A atitude de estalar acompanhada de dor pode significar que há alguma coisa errada. A melhor conduta, nestes casos, é sempre procurar um médico especialista na área, um ortopedista ou reumatologista, para investigação", lembra Nakao.
1 - Escapando gases/vácuo: Os cientistas explicam que temos nas articulações o líquido sinovial que age como um lubrificante. O fluido articular contém o gás oxigénio, nitrogênio e o dióxido de carbono. Quando você estala ou dobra uma articulação, você estica a cápsula articular.