Processo reprodutivo assexuado em que o organismo desenvolve, como órgãos reprodutivos especializados, esporângios, que produzem células reprodutoras especializadas, os esporos. Em condições favoráveis, os esporos germinam e formam um novo organismo. ...
Esporulação: consiste na formação de esporos, células especializadas envoltas por uma parede celular que garante a proteção da estrutura. ... Podemos observar a formação de esporos, por exemplo, em algas, plantas e fungos.
A esporulação, processo pelo qual alguns gêneros de bactérias formam esporos, ocorre quando estas bactérias estão em ambiente que ameaçam a sua sobrevivência, que não tem nutrientes suficientes para que cresçam e se reproduzam. ... Nesta fase também não ocorre a multiplicação e crescimento bacteriano.
Tipos de Reprodução Assexuada
Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, como escassez de nutrientes ou de água, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos (do grego, endos, dentro), por um processo denominado esporulação, ou esporogênese.
Os esporos apresentam-se sob a forma de corpúsculos esféricos ou ovóides, livres ou no interior da bactéria. Formam-se pela invaginação de uma dupla camada de membrana celular, que se fecha para envolver um cromossoma e uma pequena quantidade de citoplasma, garantindo a sobrevivência da espécie.
As principais diferenças entre os métodos de reprodução são: ... A reprodução assexuada envolve apenas um membro da espécie, enquanto a reprodução sexuada é realizada por dois progenitores. A reprodução assexuada forma organismos geneticamente idênticos, enquanto na reprodução sexuada ocorre recombinação gênica.