Escambo é o termo utilizado para designar a prática da troca de serviços ou mercadorias, método de pagamento caracterizado pela permuta e que substitui o uso do dinheiro.
1 Troca de bens ou serviços sem uso de moeda. 2 por ext Qualquer tipo de troca ou permuta. ETIMOLOGIA voc comp do lat ex-+alt de câmbio.
Permuta; troca; desconto.
Como foi o Escambo no Brasil? No Brasil, logo após a chegada dos portugueses, utilizou-se o escambo na terra tupiniquim. Na época os índios trocavam pau-brasil por utensílios domésticos. Ou seja, cortavam e transportavam a madeira e em troca recebiam utensílios como espelhos, facões, perfumes ou aguardente.
Escambo é uma atividade de troca que era utilizada quando ainda não havia sistema monetário. ... Também foi utilizado no sistema feudal, até ser substituído por outras relações comerciais, na medida em que o sistema econômico exigia mais. Isso aconteceu em decorrência do desenvolvimento das cidades, além de outros fatores.
Com o declínio do Império Romano, os sistemas bancários praticamente desapareceram em meio às invasões bárbaras. O caos que se instalou mergulhou a Europa em um período conhecido como Idade das Trevas — e foram necessários vários séculos até que a economia e o comércio voltassem a se estabilizar.
O escambo (troca de mercadorias) surgiu há cerca de 10 mil anos, durante o período Neolítico, e foi utilizado por milhares de anos, em todo o mundo. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, trocavam mercadorias com os índios.
É conhecido pelo nome de Escambo a prática ancestral de se realizar uma troca comercial sem o envolvimento de moeda ou objeto que se passe por esta, e sem equivalência de valor.