substantivo masculino [Popular] Ato de benzer, de abençoar, de invocar a graça divina sobre alguém; bênção: peço-lhe a bença.
A forma preferencial de escrita da palavra é bênção, com acento circunflexo no e. A palavra benção, sem acento circunflexo no e, está dicionarizada e reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. É, contudo, a forma não preferencial de escrita da palavra.
Era o tempo dos bons costumes. No meu tempo de criança, tomar a bênção dos pais, assim como dos avós, dos tios, dos padrinhos e até simplesmente das pessoas idosas, era costume obrigatório, quase sagrado, em todas as famílias.
não é simplesmente uma tradição do passado ou mera formalidade social. Muito mais do que isso, a Escritura nos assegura que a bênção dos pais é algo eficaz e real, isto é, um meio que Deus escolheu para agraciar os filhos. Deus quis outorgar aos pais o direito e o poder de fazer a Sua bênção chegar aos filhos.
Bênção, de uma maneira geral, é uma expressão proferida oralmente constituindo de um desejo benigno para uma pessoa, grupo ou mesmo uma instituição, que pressupõe um efeito no mundo espiritual, de modo a afetar o mundo físico, fazendo com que o desejo se cumpra.
Toda e qualquer pessoa, independentemente da idade, classe ou cor, pode pedir a benção. Também se pode pedir a bênção a toda e qualquer pessoa. A bênção não é propriedade da pessoa, mas de Deus. Quem abençoa é Deus, utilizando-se de cada um de nós, da nossa boa intenção de intercessores dizendo "Deus te abençoe".
Um ato de ternura entre avós e netos, tios e sobrinhos, afilhados e seus padrinhos – pedir a benção era abençoar aquela criança. O costume de pedir a benção veio de Israel, da tradição judaica, passou pela Europa até chegar a nós. Na altura, essa lei estupida aos nossos olhos tinha uma finalidade.
1. Golpe de capoeira onde o lutador dá uma solada no peito do oponente. O mestre deu uma bença no batismo.
Com outras palavras, reproduz assim o Aurélio: "benção, oxítono, seria a boa forma, mas hoje é só usada pelo povo. Houve recuo da acentuação tônica." No Brasil, de acordo com a língua-padrão, há a preferência por "bênção" e seu correspondente plural "bênçãos".