Um cúmulo-nimbo ou, em latim cumulonimbus, é um tipo de nuvem caracterizada por um grande desenvolvimento vertical.
Plural: cúmulos-nimbo ou cúmulos-nimbos.
Cumulonimbus Cumulonimbus são as mais perigosas nuvens da Terra. Suas dimensões horizontais e verticais são tão grandes que sua forma característica só pode ser vista claramente à longa distância (por isso o fato de serem vistas a até 400 km de distância, dependendo das condições do tempo).
Raios, trovoadas e tempestades que podem ter até granizo já são esperados quando uma bela e temida nuvem é avistada no céu: a cúmulo-nimbo. Ela é a nuvem que muda as rotas do avião.
Cumulonimbus: muito conhecidas por serem "nuvens de tempestades" e "nuvens de trovoadas", as cumulonimbus também apresentam desenvolvimento vertical, com bases variando entre 10 metros e topos com mais de 10000 metros de altura.
De acordo com a aparência, existem três tipos de nuvens: cirrus, stratus e cumulus. Segundo o Atlas Internacional de Nuvens, de acordo com os estratos, essas nuvens dividem-se em altas, médias e baixas.
Cumulonimbus Cumulonimbus: muito conhecidas por serem "nuvens de tempestades" e "nuvens de trovoadas", as cumulonimbus também apresentam desenvolvimento vertical, com bases variando entre 10 metros e topos com mais de 10000 metros de altura.