De acordo com o dicionário (HOUAISS, 2001) obtemos as seguintes definições da palavra cooperação: 1 Ato ou efeito de cooperar. E a seguinte definição da palavra competição: 1 Ato ou efeito de competir. ... 2 Busca simultânea por dois ou mais indivíduos, de uma vitória, uma vantagem, um prêmio.
A cooperação deve prevalecer sobre a competição, principalmente porque cooperar tem um legado muito mais benéfico do que competir, quando não usamos a competição como algo saudável e com limites. ... Porém, no momento do jogo, prevalece a cooperação, o senso de ajuda, pois somente haverá ataque, se houver uma boa defesa.
A resposta para esta pergunta tenho de pronto: sim. Existem muito modelos de negócios associativos entre empresas, como associações, redes e centrais de negócios. ... Este tipo de atuação é vital para os pequenos negócios, pois possibilita que compitam com os grandes do mercado.
Então, além de exercitar o raciocínio, melhorar a relação entre as pessoas, praticar a cooperação e a competição, ainda mexe com o seu corpo, diminuindo o risco de desenvolvimento de obesidade, de doenças cardíacas e de diabetes.
Na COMPETIÇÃO, quando uma pessoa ou um grupo tem como objetivo um melhor resultado em relação à outra pessoa ou grupo, é gerada a oposição. ... Mesmo quando é óbvio que a cooperação é a melhor estratégia, traz melhores resultados e produz bem estar, muitas pessoas – infelizmente - ainda preferem competir a cooperar.
O "fair play" defendido por Coubertin representa a honra e a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio. Estes valores refletem o pensamento da aristocracia inglesa do século XIX a respeito das práticas esportivas.
A cooperação deveria prevalecer sobre a competição, principalmente porque cooperar tem um legado muito mais benéfico do que competir, quando não usamos a competição como algo saudável, com limites, sem a obsessão de vencer a qualquer custo, a qualquer preço.
Quando há cooperação, o ambiente fica mais propício à troca de ideias. Dessa maneira, sugestões individuais podem ser desenvolvidas e discutidas em grupo até chegar a uma solução que resulte em melhorias para toda a equipe.
O jogo cooperativo busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo e aplicá-las em um grupo em prol de um objetivo comum. Gera motivação, alegria, participação, respeito às diferenças, união, criatividade, atitudes de empatia, solidariedade, comunicação etc.