1. Parte superior de coluna, pilastra, balaústre, etc.
O capitel é a extremidade superior de uma coluna, de um pilar ou de uma pilastra, cuja função mecânica é transmitir os esforços para o fuste.
substantivo masculino [Arquitetura] Cobertura de uma coluna, que coroa o fuste e suporta o entablamento.
O capitel é um elemento arquitetônico que transmite cargas provenientes do entablamento horizontal para a pilastra ou para a coluna. ... Também permite a transição das partes entre as quais está localizado. O capitel egípcio é a mais antigo que se tem conhecimento.
Membro de seita religiosa do século VIII que proscrevia o culto das imagens. 2. Que ou quem se opõe ao culto das imagens.
Ordem dórica Ordem dórica O capitel é formado pelo équino, ou coxim, que se assemelha a uma almofada e por um elemento quadrangular, o ábaco.
Os três tipos de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia. Os estilos de muitas colunas utilizadas na arquitetura foram inventados milênios atrás na Grécia e essas são as três principais originadoras das colunas desenvolvidas pela Grécia antiga.
Junto ao capitel, há outros elementos constituintes das ordens clássicas – cornija, friso, frontão, epistilo, fuste, pódio e estilobata. Como a mais antiga e simples das Ordens Clássicas gregas, surgiu durante o século VII a.c.. ... Nesse modelo, o capitel é composto por duas partes, o équino e ábaco.
O capitel egípcio é a mais antigo que se tem conhecimento. De acordo com a sua forma, pode ser chamado de papiriforme (imita a planta do papiro), palmiforme (inspirado nas tamareiras), hátorico (representando a deusa Hator) ou lotiforme (criado em homenagem à flor de lótus).