Derramar sal Derramá-lo é sinônimo de má sorte e, quando isso acontece, muitos pegam um pouco e jogam sobre os ombros para evitar a má sorte. Este é um costume iniciado pelos antigos gregos e sumérios. ... Em alguns países, como a Argentina, quando alguém tem pouca sorte, dizem que essa pessoa está "salgada".
Todos os presentes conheciam esta tradição. Quebrar copo, derramar açúcar sem querer, entornar vinho, são sinais de boa sorte. ... Mas isto significa: "que bom, você não desperdiçou sua sorte tentando evitar que este copo quebrasse. Então, vai poder usá-la em coisas mais importantes".
Nunca passar o saleiro diretamente para o outro Isso porque o sal representa a vida, e era tão precioso na Roma Antiga que era usado como forma de pagar os soldados. Foi daí, inclusive, que se originou a palavra salário.
Uma das explicações diz que o sal representa a vida, e era tão valioso na Roma Antiga que era utilizado com moeda para pagar os soldados. Inclusive, é daí vem a palavra "salário". Para evitar a má sorte financeira, a superstição manda apoiar o saleiro na mesa antes de outra pessoa poder usá-lo.
Significado de erva-mate: [Popular] Derrubar no chão.
Se vir leite assim que acordar de manhã terá sorte ; mas derramar leite dá azar.
Varrer a casa à noite também não é bom, pois expulsa a tranquilidade do lar.
Já a superstição de jogar sal sobre o ombro tem origem na cultura dos turcos. O povo acreditava que as situações negativas eram causadas por um ser que mora no nosso ombro, especificamente no esquerdo. Jogar um pouco de sal sobre o ombro, então, é uma forma de cegar esse ser para não ocorrer nenhuma desgraça.
Varrer a casa à noite também não é bom, pois expulsa a tranquilidade do lar.
Para absorver a energia negativa, deixe montinhos de sal nos quatro cantos de cada cômodo, varrendo e jogando no lixo após 48 horas. Coloque sal grosso debaixo dos tapetes de entrada também, para prender ali os sentimentos ruins que vierem de fora.