Significado de Banditismo Acontecimentos criminosos cometidos num certo lugar ou época; criminalidade. Etimologia (origem da palavra banditismo). Do italiano banditismo.
O Banditismo Social, para Eric Hobsbawm é caracterizado pela ação de grupos de classe baixa que realizam atos de resistência à sua posição social, considerados aceitos moralmente por parte daqueles em seu grupo.
Banditismo social é uma maneira de explicar um tipo específico de crime - geralmente assaltos - como sendo consequência de um modelo social profundamente injusto, sendo os bandidos sociais vistos como um grupo que, apesar de promover ações anti-sociais, colaboram para a distribuição de renda.
RESUMO: O cangaço é uma forma de banditismo social típica, um fenômeno ocorrido no Nordeste do Brasil no final do século XIX e XX e, que teve sua gênese em questões sociais e também fundiárias do nordeste brasileiro, caracterizando-se por atitudes e acontecimentos violentos de grupos ou mesmo de indivíduos isolados.
O cangaço está diretamente relacionado à disputa da terra, coronelismo e revolta à situação de miséria no Nordeste. ... Esse foi o principal nome de um movimento social ocorrido no sertão nordestino durante o fim do século XIX e início do século XX, denominado cangaço.
O banditismo, então, não seria um movimento pré-político, e sim um grupo com objetivos complexos, podendo ou não estar prontos a transformar a sociedade. Entre as motivações estariam a luta contra a opressão, mas também por benefícios pessoais.
Segundo Hobsbawm, o Banditismo Social é um fenômeno universal, dado que os camponeses teriam todos eles um modo de vida similar, definido pelo acesso direto à terra e a uma série de recursos naturais e de reciprocidades costumeiras na comunidade; por isto, o Banditismo Social não tem um período definido numa cronologia ...
Para Alessio (2004), "o cangaço é uma forma de banditismo social característica do Nordeste brasileiro, que surgiu entre 1870 e acabou em 1940. Tem como uma de suas causas principais a crise econômica pela qual passavam as cidades do interior". Lampião, comandante do Batalhão Patriótico.
O cagaço ficou conhecido assim, pelo fato de seus integrantes tirarem as riquezas das pessoas que na época do cangaço eram ricas, pelo fato de acharem que todos deveriam ter as mesmas riquezas, proclamando a não existência de desigualdades.
O cangaço foi um movimento caracterizado como banditismo social que vigorou entre as últimas décadas do século XIX e a primeira metade do século XX pelas áreas do sertão nordestino brasileiro. ... Por isso, o nome "cangaço", atribuído a essa forma de levar pertences e mantimentos.