1. [ Religião ] Relativo ao anabaptismo ou movimento protestante, surgido no século XVI, segundo o qual o baptismo só deve ser administrado aos crentes após atingirem a idade da razão, defendendo o rebaptismo dos que foram baptizados na infância. 2. [ Religião ] Que ou quem é adepto do anabaptismo .
Os anabatistas foram um grupo cristão que não se adequaram as ideias da Igreja Católica, principalmente por não concordarem com o batismo infantil, afirmando que as crianças não tinham condições de passar pela experiência da regeneração, por isso rebatizavam seus fiéis que haviam sido batizados quando crianças (daí o ...
O anabatismo foi uma seita que tinha por principal característica a rejeição do batismo em idade infantil. A seita alegava que os indivíduos deveriam ser batizados em idade adulta, já que estariam aptos e maduros para fazê-lo.
Principais Doutrinas A interpretação da Bíblia é realizada nos cultos e reuniões da igreja; Credos e confissões são somente documentos para demonstrar aquilo que se crê em comum, assim não requerem a adesão formal a eles.
Sobre os anabatistas, trata-se de um movimento específico que teve início em Zurique, na Suíça, em 21 de janeiro de 1525, quando Conrad Grebel, Félix Manz e George Blaurock romperam com o reformador Ulrich Zwínglio. Em 1524, Zwínglio discutia com Grebel e Blaurock sobre a constituição teológica da Igreja.
Um dos principais líderes das Guerras Camponesas da Alemanha no século XVI, Thomas Müntzer foi seguidor de Lutero, mas um crítico do poder da nobreza. ... Porém, Müntzer rapidamente se afastou das posições luteranas, principalmente pelo fato de Lutero ter se aproximado da nobreza alemã.
Exílio no Castelo de Wartburg O sequestro de Lutero durante a sua viagem de regresso foi arranjado. Frederico, o sábio ordenou que Lutero fosse sequestrado no seu retorno da Dieta de Worms por um grupo de homens mascarados a cavalo, que o levaram para o Castelo de Wartburg, onde ele permaneceu por cerca de um ano.
O estopim foi dado por Martinho Lutero ao se opor ao poder de algumas autoridades. Sabendo dessa posição, cerca de 300 mil camponeses pegaram em armas contra seus senhores, estendendo a revolta para mais de um terço da Alemanha.