A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) foi fundada em 1954.
A entidade responsável por regular o voleibol é a FIBV (Federação Internacional de Voleibol), ela é responsável por regular as atividades pertinentes ao voleibol a nível internacional, tanto masculino quanto feminino. A FIBV é responsável por organizar os campeonatos internacionais como os mundiais de voleibol.
Registros dão conta que a primeira vez que o vôlei foi praticado no Brasil foi em 1915, no Colégio Marista de Recife, mas que começou a tornar-se um pouco mais notório entre 19, por iniciativa da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo.
Os jogos se desenvolvem em dois (2) sets de 25 pontos cada um, na forma de tie-break (sem vantagem): cada ponto é conquistado a partir do saque até o primeiro erro de uma das duas equipes. Ganha um set a equipe que primeiro atingir 25 pontos com uma diferença mínima de dois pontos em relação à outra equipe.
FIVB [Federação Internacional de Voleibol]
Federação Internacional de Voleibol (FIVB) (francês: Fédération Internationale de Volleyball) é a instituição que coordena as atividades de voleibol em nível internacional cuja sede está localizada em Lausanne, Suíça.
Anos mais tarde, em 1947, foi fundada a FIVB (Federação Internacional do Voleibol), em Paris. Até os dias atuais, o órgão é responsável por organizar todas as atividades relacionadas ao esporte no mundo.
Há estudiosos que indicam 1915: ano em que o voleibol foi jogado pela 1ª vez no Colégio Marista de Pernambuco. Outros dizem que ocorreu em 1916, pela 1ª vez na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo. Em 1923, aconteceu a primeira iniciativa para a difusão do voleibol no Brasil, o Fluminense promoveu o 1° torneio.
Mas nos anos 80, em especial em 1982, após a vitória da seleção brasileira masculina de voleibol por 3 sets a 2 sobre a União Soviética no Mundialito que esse esporte realmente se difundiu no Brasil, vindo ser praticado pelos jovens e isso continua até nos dias atuais (Valporto, 2007).