1. [ História ] Governador de uma província da antiga Pérsia.
A autoridade máxima das satrapias era o sátrapa, ou "protetor da província", administradores locais nomeados pelo rei, que deviam arrecadar tributo e realizar o recrutamento em seu nome. Eles também lidavam com crises e revoltas, assim como asseguravam a defesa contra ameaças externas.
Para melhor administrar o Império Persa, Dario resolveu dividi-lo em províncias chamadas de satrapias, que eram administradas pelos sátrapas (governadores).
Significado de Sátrapa substantivo masculino Governador de uma província, entre os antigos persas. [Figurado] Pessoa que leva vida faustosa, sibarita; grande senhor; déspota.
Sátrapa (do latim satrapes através do grego satrápēs, por sua vez adaptado do persa antigo *xšaθra-pā/ă-, protetor do poder [sobre o território]") era o nome dado aos governadores das províncias, chamadas satrapias, nos antigos impérios Aquemênida e Sassânida da Pérsia.
Os persas construíram grandes obras arquitetônicas e seus seus palácios, além de grandes, eram bastante luxuosos. Os mosaicos e as pinturas retratam os feitos dos imperadores assim como os deuses. Ainda hoje, a cultura persa é famosa pelos belos tapetes persas reconhecidos em todo o mundo.
Significado de Sátrapa [Figurado] Pessoa que leva vida faustosa, sibarita; grande senhor; déspota.
Dario I (550-478 a.C.) foi rei da Pérsia. Venceu os caldeus e os babilônicos, lutou contra os medos e ampliou seu reino até a Jônia, Trácia, Síria e Cartago, formando um dos mais extensos impérios da Antiguidade. Dario I nasceu na Pérsia, no ano 550 a.C. Era filho de Hutaspes, pertencente à dinastia dos Aquemênidos.
O termo tem origem na antiga língua persa, e significa "província", e passou para a língua grega e mais tarde para o latim. ... O historiador grego Heródoto é uma importante fonte de informação sobre as divisões administrativas do Império Aquemênida, pois ele escreveu uma lista dos tributos pagos pelas satrapias ao rei.
Os medos se estabeleceram ao norte; e os persas, ao sul do território. A partir do século VIII a. C., os medos dominaram a região do planalto iraniano e, com um hábil e organizado exército, submeteram vários povos que viviam na região – os persas foram um desses povos conquistados pelos medos.