Previdência é a reserva financeira que se faz no presente pensando no futuro. O objetivo é que o dinheiro acumulado ao longo de anos seja usado pelo trabalhador quando se aposentar ou caso perca a capacidade de trabalhar ou, ainda, no momento de realizar um projeto de vida.
Bem, a Previdência Social é um seguro social em que o trabalhador participa através de contribuições mensais. O benefício dessa contribuição é garantir ao trabalhador segurado uma renda na hora em que ele não puder mais trabalhar – ou seja, quando ele se aposentar.
A Previdência Social concede benefícios por doença, invalidez, morte, licença maternidade e em caso de desemprego. Também é responsável pelo pagamento de salário-família, auxílio reclusão e pensão por morte do segurado. A Previdência funciona com três regimes diferentes: geral, próprio e complementar.
A contribuição previdenciária é um pagamento de natureza tributária que é destinado assim, aos gastos com a previdência social. ... Assim, tudo isso está previsto na Lei 8.213/91, que dispõe sobre a finalidade da previdência.
A Previdência Social é um instituto de proteção que ampara os trabalhadores e seus dependentes. A Previdência tem por objetivo prestar assistência financeira quando o trabalhador se encontra em situação de incapacidade de realizar o seu trabalho habitual por motivo de doença ou acidente.
A previdência privada Caixa é uma aplicação que é comumente oferecida aos correntistas da Caixa Econômica Federal. As aplicações são oferecidas no modelo PGBL e VGBL. O seu objetivo é, principalmente, complementar a aposentadoria dos investidores.
O Instituto Nacional do Seguro Social (o INSS) é uma autarquia gerenciada e pertencente ao Ministério da Economia, cujo ministro responsável atualmente, durante o Governo Bolsonaro, é o Paulo Guedes. Já a Previdência Social é como um seguro que é gerenciado e administrado pelo INSS.
Dentre os benefícios previdenciários, este com certeza é o mais conhecido e esperado. Existem três tipos: aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e a aposentadoria especial. A aposentadoria por idade é aquela a que os contribuintes têm direito ao alcançarem a idade determinada pela legislação.
Todo aquele que exerça atividade remunerada deve recolher contribuição previdenciária. Vejamos as espécies de segurados e as alíquotas correspondentes. Só para explicar melhor, as alíquotas são as porcentagens incidentes sobre a remuneração mensal indicada do segurado.