Classe de vermes de forma achatada ou em fita, moles e geralmente hermafroditas, onde estão incluídas duas ordens: os céstodos (ténias) e os tremátodos (fascíolas), parasitas do homem.
O filo dos platelmintos recebeu esse nome porque corresponde etimologicamente ao grego, platys, plano, achatado, e helminthes, verme.
Os platelmintos não têm sistema circulatório. Os nutrientes são distribuídos pelo corpo por difusão na maioria do casos apresenta um sistema que leva a distribuição de todo o fluído pelo corpo, levando dessa forma os nutrientes necessários para a sobrevivência.
Verminoses causadas por Platelmintos
Os ocelos detectam a intensidade e direção da luz, mas não são capazes de formar imagens. Algumas medusas, estrelas-do-mar e planárias têm os olhos mais simples, que possuem pigmento distribuído aleatoriamente e que não possuem estruturas adicionais, como córnea e cristalino.
Espécie de vida livre → Dugesia tigrina. Espécies parasitárias → Schistosoma mansoni (que causa a esquistossomose / barriga-d'água) e a Taenia solium (que causa a teníase e a cisticercose).
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.
Os platelmintos não possuem sistema circulatório. O alimento digerido é enviado para as células por difusão, graças a um intestino bem ramificado, pois ele é gastrovascular.