adjetivo [Anatomia] Relativo à bacia. Cintura pélvica, cintura formada, entre os mamíferos, pela soldadura de três pares de ossos: ílio, ísquio e púbis.
Nos seres humanos a pelve (ou popularmente chamada de bacia) é a região de transição entre o tronco e os membros inferiores. O períneo, na anatomia humana, é geralmente definido como a região superficial entre a sínfise púbica e o cóccix, tanto em homens quanto em mulheres.
O assoalho pélvico é uma rede de músculos, ligamentos e tecidos que funcionam como uma rede de sustentação para os órgãos da pelve: o útero, a vagina, a bexiga, a uretra e o reto.
A cavidade pélvica, ou cavidade da pelve menor, pode ser definida como o espaço situado entre a abertura superior e a abertura inferior da pelve. É habitual a sua divisão pelo diafragma da pelve em cavidade pélvica principal (acima) e períneo (abaixo) (Fig.
A dor pélvica é um desconforto que ocorre na parte inferior do tronco, região abaixo do abdômen e entre os ossos dos quadris. Não inclui dor que ocorre no exterior da região genital (vulva). Muitas mulheres sofrem de dor pélvica.
O parto pélvico acontece quando o bebê nasce na posição contrária ao habitual, o que acontece quando o bebê se encontra na posição sentada, e não fica de cabeça para baixo no final da gravidez, o que é esperado.
A pelve se divide em pelve maior (cavidade abdominal, também considerada pelve falsa) e pelve menor (cavidade pélvica, também considerada pelve verdadeira).
O assoalho pélvico é um conjunto de músculos e ligamentos que fazem a sustentação dos órgãos pélvicos como bexiga, útero, reto, intestino e todo conteúdo que fica na pelve, parte baixa do abdômen.
Os prolapsos de órgãos pélvicos (POP) consistem, tal como o nome indica, no prolapso ("protusão") dos órgãos da cavidade pélvica - bexiga, uretra, útero, intestino delgado, recto ou cúpula vaginal.
A pelve é a parte mais baixa da barriga (abdômen). Os órgãos em sua pélvis incluem o seu intestino, bexiga, útero e os ovários.