Faculdade de se mover espontaneamente. Qualidade do que é móvel.
Em Fisiologia, a motilidade é a capacidade de um órgão de executar movimentos autônomos. Um exemplo é a motilidade intestinal - a capacidade dos intestinos de realizarem movimentos peristálticos para expelir do organismo o bolo fecal.
Os distúrbios da motilidade gastrointestinal (GI) representam doenças que se caracterizam por movimentos anormais, predominantemente alterados, eventualmente exagerados, de conteúdos através do trato gastrointestinal produzidos por disfunções neuromusculares, na ausência de doença na mucosa e de causas mecânicas de ...
A motilidade GI caracteriza-se por padrões distintos de atividade contrátil durante os períodos de jejum e pós-prandial. Isto é particularmente evidente no estômago e no intestino delgado. O período de jejum é caracterizado por um fenômeno motor cíclico denominado complexo motor migratório.
Motilidade A motilidade nada mais é do que a capacidade dos espermatozoides se moverem. Existe uma classificação de acordo com o modo como esses espermatozoides se locomovem que pode ser: espermatozoides móveis progressivos (MP), espermatozoides móveis não progressivos (NP) e espermatozoides imóveis (IM).
O plexo nervoso entérico organiza os movimentos. Um dos reflexos bem definidos é o gastrocólico em que, por meio do sistema nervoso e de hormônios, a presença de alimento no estômago aumenta a motilidade no intestino grosso.