1. Oferecer um lanço ou quantia no acto de arrematação, em hasta pública ou de partilha judicial.
Com relação à palavra Licitação, ela não derivou de licito, como muitos falam. Ela provém do latim "Licitatione", ou seja, arrematar em leilão.
Significado de Licitação substantivo feminino Concorrência que, feita com edital, determina a escolha da empresa que fornecerá produtos ou serviços a órgãos públicos. [Jurídico] Venda feita através de um leilão dos bens que não podem ser divididos ou repartidos entre co-herdeiros ou coproprietários.
1. Oferecer um lanço ou quantia no acto de arrematação, em hasta pública ou de partilha judicial. 2. Pôr em arrematação ou leilão.
Todo aquele fornecedor, podendo ser uma pessoa física ou jurídica, interessado em vender para o governo (prefeituras, Estado, ministérios, estatais…) pode ser um licitante.
No Brasil, o processo de licitação foi introduzido por meio do Decreto nº 2.926, de . ... Por meio da Lei n°8.666, de 21 de junho de 1993, o processo licitatório passou a ser regulamentado.
Licitação é o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações. Em outras palavras, licitação é a forma como a Administração Pública pode comprar e vender.
Por que licitar? ( São três os principais objetivos de uma licitação: Selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração Pública. Garantir igualdade de condições a todos que queiram contratar com o Poder Público. Promover o desenvolvimento nacional sustentável.