adjetivo Que não é apropriado; que tende a ser inadequado; descabido. Que não pode ser utilizado para determinado propósito; inadequado. Que é inconveniente; inoportuno.
De acordo com a lei, o produto é impróprio ao consumo quando o prazo de validade estiver vencido, ou quando o bem estiver deteriorado, adulterado, avariado, corrompido ou for nocivo à vida e à saúde e, também, quando estiver em desacordo com as normas de fabricação, distribuição e apresentação.
substantivo feminino Estado ou particularidade do que é impróprio; inconveniência. Maneira de agir, utilização ou dito impróprio: realizar uma impropriedade; falar impropriedades; usar chinelos numa solenidade é uma impropriedade.
Impróprios ao uso e consumo, são os produtos que apresentam prazo de validade vencido, ou que estejam deteriorados, alterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, sejam nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.
São consideradas vícios as características de qualidade ou quantidade que tornem os produtos ou serviços impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam e também que lhes diminuam o valor.