O Instituto Médico-Legal (IML) realiza exames médico-periciais de natureza criminal em pessoas vivas ou mortas. Os exames em pessoas vivas são os exames de lesão corporal ou corpo de delito.
Nos IMLs ou DMLs são realizados vários exames de corpo de delito e perícias, como:
Ao receber um corpo, o IML realiza um cadastro, no qual são preenchidas todas as informações do cadáver. Apenas após o cadastramento é que o corpo segue para a sala de necropsia, onde são realizados os exames forenses, que definem a causa da morte. ... Após esse cadastro, o corpo é encaminhado para a sala de necropsia.
Desta forma, o IML atua somente em ocorrências que envolvam óbitos por causa externa (ou não-natural). É aquele que decorre de lesão provocada por violência (homicídio, suicídio, acidente ou morte suspeita), qualquer que tenha sido o tempo entre o evento lesivo e a morte propriamente.
O Instituto Médico Legal é um órgão público que oferece bases técnicas para o julgamento de causas criminais, geralmente relacionadas a mortes. A mais conhecida função do IML é a autópsia de cadáveres, porém as suas funções não se resumem a isso.
Subordinado à Superintendência da Polícia Técnico-Científica, esse Instituto foi criado com o intuito de fornecer bases técnicas para o julgamento de causas criminais. A mais conhecida das funções do IML é a necropsia, vulgarmente chamada de autópsia – exame do indivíduo após a morte.
A principal função do auxiliar de necropsia é a identificação e o manuseio dos cadáveres. Para isso, o profissional se encarrega de averiguar eventuais lesões e examina o tórax, o abdômen e a cavidade craniana.
1-Quais casos devem ser encaminhados ao SVO? - Casos de morte natural, ou seja, decorrentes de doença (s) já existente (s). -Morte súbita em adulto jovem. -Óbitos domiciliares sem assistência médica e não suspeitos de causa externa.