sistema de ideias, valores e princípios que definem uma determinada visão do mundo, fundamentando e orientando a forma de agir de uma pessoa ou de um grupo social (partido ou movimento político, grupo religioso, etc.)
Ideologia é um conjunto de princípios que expressam uma determinada visão de mundo. São as ideias que representam um grupo de pessoas com ideias semelhantes sobre sociedade, economia, valores e política. As ideologias também podem representar um tipo de pensamento ou modo de funcionamento de uma época da história.
Em seu livro A ideologia alemã, lançado em 1846, Marx aponta a ideologia como uma falsa consciência da realidade. ... Em síntese, para Marx, a ideologia é a percepção da realidade com base em uma perspectiva sobre ela que vem da classe que tem o monopólio dos meios de produção material e intelectual.
O primeiro significado de ideologia é um conjunto de ideias que pretende explicar a realidade e as transformações sociais. Neste sentido, é sinônimo de doutrina ou ideário em geral e tem a função de orientar a ação social de indivíduos e de grupos.
1. Ciência da formação das ideias . 2. ... Conjunto de ideias , convicções e princípios filosóficos, sociais, políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época, sociedade (ex.: ideologia política).
A palavra "ideologia" foi criada por Destutt de Tracy, um filósofo francês, no final do sec. ... O termo em francês é idéologie, porém, sua formação foi feita com duas palavras do grego antigo:IDEA, que tem o significado literal de "aparência", mas pode ser traduzido como "protótipo ideal", e LOGOS, que significa "estudo".
São ideias que podem ser políticas, sociais, culturais, religiosas e etc. Ideologia é um termo polissêmico, ou seja, possui múltiplas definições. Logo, é difícil conceituá-la....Dessa forma, ainda podemos citar exemplos ideológicos como:
Páginas na categoria "Ideologias políticas"
A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.
O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem "inalienável" do ser humano.