O nome do Estado tem origem na denominação da tribo indígena "guaiás" que, por corruptela, se tornou Goiás. Vem do termo tupi "gwaya", que quer dizer "indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça".
Sua população em 2018 era de 5.316 habitantes. Foi elevado à categoria de município em 1958. Itapirapuã significa "pedra branca do poço do peixe" em linguagem indígena. ... Em tupi-guarani significa literalmente: ¨pedra bonita¨.
A raiz etimológica de maior aceitação é pelo qual são consideradas as palavras na língua tupi pa'ra = "rio" + a'iba = "ruim, difícil de navegar", originando, então, o topônimo Paraíba, como atribuição inicial a um rio localizado na região.
Diferente do que muitos pensam, quem nasce em Goiânia é goianiense. Goiano é quem nasce em Goiás. A Região Metropolitana (RM) de Goiânia foi criada por uma lei de 1999, por isso só existem dados a partir do Censo de 2000.
Anteriormente, chamando-se somente Itapirapuã, que em tupi significa "pedra empinada e redonda", havia sido distrito do município de Ribeira, com sede no povoado de Ribeirãozinho e território desmembrado desse município e do distrito-sede de Apiaí, condição assumida em 30 de novembro de 1944.
Itapirapuã significa "pedra branca do poço do peixe" em linguagem indígena.