Significado de Fuleco substantivo masculino Ação de fulecar; ato de perder, ao jogo, tudo aquilo que possuía ou levava. Etimologia (origem da palavra fuleco).
A origem etimológica do nome "Fuleco" é a união das palavras "futebol" e "ecologia". Foi escolhida a partir das opções Amijubi (amizade e júbilo) e Zuzeco (azul e ecologia), em uma votação de quase 1,7 milhão de fãs do esporte. A sua data de nascimento foi escolhida para coincidir com o Ano-Novo.
Fuleco é o mascote da Copa do Mundo de 2014 que será sediada no Brasil. O mascote foi inspirado em um tatu-bola da caatinga, habitat muito comum no nordeste brasileiro que apresenta uma fauna peculiar. A espécie nativa está entrando em extinção e é necessário cuidar do ecossistema para que isso não aconteça.
O tatu-bola, também conhecido como tatu-apara, bola, bolinha, tranquinha ou tatu-bola-do-nordeste, é a menor e menos conhecida espécie de tatu do Brasil. De todas as espécies de tatu do país, é a única endêmica (que ocorre só nesse local).
[Brasil, Informal] Velho ou muito usado.
A Fifa diz ainda que não houve nenhuma modificação nos critérios para exibição do Fuleco. Durante a Copa das Confederações, em 2013, o mascote ganhou grande visibilidade, mas bonecos infláveis dele em Porto Alegre e em Brasília foram atacados e murchados em meio aos protestos contra os custos do Mundial de futebol.
Os mascotes representam visualmente a marca, enquanto passam uma mensagem cativante e persuasiva. Nos esportes os mascotes são muito populares. Um dos exemplos mais famosos são os personagens dos Jogos Olímpicos.
MascotesCopa do MundoPaísMascote(s)Copa de 2006Alemanhaum leão e uma bola falante.Copa de 2010África do SulleopardoCopa de 2014BrasilTatu Bola (Tatu-bola-da-caatinga)Copa de 2018RússiaLobo Sibério
Fuleco "Fuleco" é o seu nome, mas ele também é conhecido como "tatu-bola" pela maioria dos brasileiros. O nome foi criado a partir da combinação das palavras "futebol" e "ecologia", uma tentativa de destacar o papel da Copa do Mundo na preservação do meio ambiente.