Fisiologia é uma área de estudo da biologia responsável em analisar o funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos. O termo fisiologia se originou a partir da junção do grego physis, que significa "funcionamento" ou "natureza", com a palavra logos, que quer dizer "estudo" ou "conhecimento.
As doenças fisiológicas são consideradas anormalidades causadas por condições de desequilíbrio da planta. Esse desequilíbrio pode ser causado por elevadas concentrações de adubo ou deficiência de determinado elemento, excesso ou falta de água, estresse fisiológico causado por variações climáticas.
1. Processo fisiológico. Processo que envolve as funções bioquímicas, físicas e mecânicas nos seres vivos.
1. Alterações fisiológicas. Alterações na fisiologia, isto é nas múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. As alterações fisiológicas durante a gravidez fazem muito bem a mulher.
1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
Existem as causas fisiológicas, ou seja, aquelas programadas pelo organismo como, por exemplo, na menopausa e na andropausa, em que a baixa de hormônios é esperada e normal.
O significado do comprometimento da capacidade funcional como próprio do processo de envelhecimento, é uma forma que as famílias encontraram para aceitar mais facilmente, a situação atual do idoso, objetivando um melhor relacionamento entre a família e o idoso.
As mudanças associadas aos fatores intrínsecos incluem alterações neuromusculares, no sistema cardiorrespiratório, na composição corporal, entre outros (MATSUDO, MATSUDO 2000). Os fatores extrínsecos incluem dieta, lesões, exercício, e estilo de vida sedentário (CARMELI, COLEMAN et al.