adjetivo Relativo à Escandinávia, à região situada no norte da Europa, composta originalmente pela Dinamarca, Noruega e Suécia. [Geografia] Refere-se aos países nórdicos, à Suécia, à Noruega, à Dinamarca, à Islândia e às Ilhas Féroes.
O termo Escandinavos passou a designar o conjunto de países formado por Suécia, Noruega e Dinamarca. Após a Primeira Guerra Mundial, a cooperação escandinava veio a incluir a independente Finlândia e a Islândia. Escandinavo, como um termo político, foi substituído pelo termo Países Nórdicos.
Por vezes são associados outros territórios à Escandinávia, como o da Finlândia, Islândia e Ilhas Faroé....A Escandinávia não é um país, mas sim uma região geográfica que abrange o território de três países:
A palavra Escandinávia tem sua origem no Império Romano, quando os romanos acreditavam que as terras situadas ao norte da então Germânia eram uma ilha chamada Scania. ... Sob ponto de vista geográfico, os países escandinavos são apenas Noruega e Suécia que compartem a Península Escandinava.
A ideia de levar essa inspiração para a sua cozinha ajuda a criar um ambiente minimalista, funcional e visualmente agradável. ... As duas palavras que mais definem o estilo escandinavo são, justamente: simplicidade e minimalismo, ou seja, as estampas do boho e as cores fortes ficam de fora da jogada.
Os países nórdicos recebem este nome por estarem na porção mais setentrional (ou seja, ao norte) da Europa. O termo "norden" (no português, "nórdico") é utilizado para representar tudo relativo ao ponto cardeal norte, como a região em que estão Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia.
O termo "Escandinávia" é por vezes utilizado como sinônimo para os países nórdicos, embora dentro desses países os termos sejam considerados distintos. Os países escandinavos são a Noruega, a Suécia e a Dinamarca. Os países nórdicos são os países escandinavos e a Finlândia e a Islândia.
Explicação: A Península Escandinava localiza-se entre o Golfo de Bótnia, Mar Báltico e Mar do Norte, sendo composta por três países: Noruega, Suécia e a porção norte da Finlândia. A Dinamarca não faz parte da península.
Dinamarca Considerado o lugar mais feliz do mundo, a Dinamarca está nas primeiras posições da lista dos melhores países para morar. A nação tem índices baixíssimos de desigualdade social, ótimas oportunidades de emprego com salários considerados altos, além de ter um IDH elevado.