Dispensa é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de dispensar ou ser dispensado. Tem origem no termo em latim dispensare e pode ser sinônimo de despedimento, porque no âmbito jurídico indica a liberação de um cargo, dever ou trabalho, através da rescisão de um contrato de trabalho.
Qual a origem da palavra dispensar?
Etimologia (origem da palavra dispensar ). Do latim dispensare. Dispensar é sinônimo de: eximir, exonerar, prescindir, conferir, distribuir, demitir, desobrigar, desonerar, destituir, isentar, livrar, dar Creia-me, visconde, raramente se adquirem as qualidades que podemos dispensar.
Qual a diferença entre dispensa e despensa?
Tanto dispensa como despensa são palavras corretas que fazem parte da língua portuguesa. No entanto, são usadas em contextos diferentes, sendo que muitas pessoas escrevem dispensa quando deveriam escrever despensa e vice-versa. A palavra dispensa significa uma desobrigação de uma pessoa em relação ao cumprimento de uma determinada tarefa.
Qual o papel da dispensação?
Tão importante quanto o medicamento, a informaçãode como utilizá-lo cumpre um papel fundamental e nunca deve ser omitida. ATIVIDADES DISPENSAÇÃO 2013 A dispensaçãoé uma das atividades da AF considerada privativa do farmacêutico.
Quais são os objetivos da dispensação?
Segundo as instruções técnicas para a organização da assistência farmacêutica na atenção básica (2006), os objetivosda dispensação devem ser: Garantir o cumprimento da prescrição por meio do fornecimento do medicamento correto e em quantidade adequada; Contribuir para adesão ao tratamento; Minimizarerros de prescrição;