O desbridamento, que também pode ser conhecido como debridamento, é um procedimento realizado para remover o tecido necrosado, morto, e infeccionado das feridas, melhorando a cicatrização e evitando que a infecção se espalhe para outros locais do corpo.
Significado de debridar Retirar a necrose, o tecido morto de uma ferida; desbridar: debridar um ferimento. Afastar um organismo estranho em: desbridar um tecido. Eliminar a brida, a dobra membranosa que faz pressão sobre um órgão.
O desbridamento é um método de extração de corpos estranhos e tecidos desvitalizados ou necróticos cujo objetivo é a limpeza, proporcionando as condições ideais para a cicatrização.
O desbridamento é parte de um processo e não o fim em si mesmo.
O desbridamento é um procedimento privativo do enfermeiro (exceto o desbridamento cirúrgico) conforme a resolução Cofen 0567/2018.
O tecido necrótico consiste numa acumulação de células, tecido e resíduos celulares mortos. A remoção de tecido necrótico da ferida através de técnicas de desbridamento adequadas (cirúrgicas ou mecânicas) é um pré-requisito para que os processos de cicatrização da ferida possam ter início.
Desbridamento é um componente impor- tante no gerenciamento da ferida e pode ser definido como o ato de remoção de material necrótico, tecido desvitalizado, crostas, tecido infectado, hiperqueratose, corpos estranhos, fragmentos de ossos, microorganismos ou qualquer outro tipo de carga biológica de uma ferida com o ...
O desbridamento mecânico consiste na aplicação de força mecânica diretamente sobre o tecido necrótico a fim de facilitar sua remoção, promovendo um meio ideal para a ação de coberturas primárias e está em desuso.
O tecido de granulação é um tecido conjuntivo avermelhado que se forma na superfície de uma ferida quando a ferida está cicatrizando. Os médicos observam como o tecido de granulação está se formando em uma ferida, a fim de avaliar quão bem a lesão está sendo reparada pelo corpo.