verbo transitivo direto, bitransitivo e intransitivo Direcionar o sopro intensamente para algo ou alguém; soprar: assoprar a vela; assoprar uma caneca de leite quente para esfriá-lo; assoprou muito, buscando aliviar a dor no local da queimadura.
As duas palavras estão corretas. Soprar e assoprar são verbos sinônimos: ... assoprar as velas.
A forma correta de escrita é sopro de acordo com a Língua Portuguesa. Sopro significa é o ato de expelir com alguma força o ar; ar expirado, bafo, hálito; agitação do ar; aragem; brisa.
O verbo assoprar significa «soprar» ou «ventar»; em sentido figurado, é «instigar»; «lembrar»; «segredar»; «favorecer»; ou «ajudar (os colegas) numa chamada». Por sua vez, o verbo soprar (do lat[im] sufflāre) quer dizer «dirigir o sopro para» ou «encher de ar (balão, etc.)».
Conjugação do verbo: soprar
Derrubou vem do verbo derrubar. O mesmo que: esboroou, prostrou, destruiu, humilhou, abateu, amesquinhou, desmoronou, destituiu.
Soprar na alma das palavras significa ser tocado pelo poder das palavras, utiliza-las seja em leitura ou escrita, para alimentar a alma, o espírito e o intelecto. Em muitos poemas se utiliza a forma subjetiva das palavras, para aprofundar seu poder reflexivo e o alcance dos seus discursos.
Rimas com sopro
O sopro cardíaco é o ruído que pode ser ouvido – auscultado durante o exame clínico – e que é produzido pela passagem do fluxo de sangue pelas estruturas do coração. O sopro no coração acontece quando o sangue precisa passar por um orifício que está menor do que deveria.
O sopro no coração é um alteração cardíaca muito comum que provoca o surgimento de um som extra durante o batimento cardíaco, o que normalmente indica apenas turbulência na passagem do sangue, sem que exista alguma doença no coração.