Funcionário que auxilia um chefe ou uma corporação. 2. Funcionário diplomático que trata de assuntos ou interesses especializados numa embaixada ou legação (ex.: adida cultural, adido militar).
substantivo masculino Membro de uma embaixada, de um gabinete ministerial etc., encarregado de certas funções: adido cultural, adido militar.
Servidor ou Empregado Adido Mantêm o vínculo previdenciário com o órgão de origem.
Significado de Legação substantivo feminino Ação ou efeito de legar. Missão mantida por um governo em país onde ele não tem embaixada. Edifício ocupado pelo pessoal dessa missão. Função de legado, nos antigos Estados da Igreja.
Adidos são policiais federais que atuam em missão diplomática. Em geral, eles são acionados para auxiliar a Interpol e as polícias do Brasil a contatar e trocar informações com as polícias do país onde está o fugitivo. Além do Paraguai, adidos em outros países sul-americanos foram acionados.
Qualquer missão destinada a tratar do interesses de um Estado junto a uma potência estrangeira, por meio de funcionários diplomáticos ou de representantes extraordinários.
O direito do Estado de manter relações diplomáticas com os demais Estados é denominado de direito de legação, sendo considerado um dos direitos fundamentais dos Estados. Trata-se do direito de enviar e receber diplomatas.