Em março de 1921, o governo de Vladmir Lênin anunciou a Nova Política Econômica, também conhecida pela sigla NEP. Em suma, esse novo plano recuava com as ações centralizadoras do comunismo de guerra e permitia que algumas práticas do sistema capitalista ainda fossem empregadas.
A NEP tinha alguns princípios: liberdade de comércio interno, liberdade de salário aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capitais estrangeiros para a reconstrução do país.
A NEP se baseava em 4 pontos principais: liberdade no comércio, liberdade nos salários, liberdade de iniciativa privada e coleta de capitais estrangeiros. ... A NEP vigorou de 1921/19, quando foi substituída pela política de coletivização, imposta por Stálin.
NEP foi a politica econômica adotada na Russia. E caracterizava pequenas explorações agrícolas. Tinha alguns princípios como liberdade interna e admitia a adoção de capital externo.
Gulag ( ouvir ? · ficheiro) era um sistema de campos de trabalhos forçados para criminosos, presos políticos e qualquer cidadão em geral que se opusesse ao regime na União Soviética (todavia, a grande maioria era de presos políticos; no campo Gulag de Kengir, em junho de 1954, existiam 650 presos comuns e 5200 presos ...
A NEP (em russo: НЭП), acrónimo de Novaya Ekonomiceskaya Politika (em português: Nova Política Econômica) foi a política econômica seguida na União Soviética entre o abandono do comunismo de guerra (praticado durante a guerra civil) em 1921 e a coletivização e renacionalização forçada dos meios de produção com a ...
Soviético era o gentílico dado aos naturais e naturalizados na União Soviética. Os soviéticos eram, na realidade, todas as pessoas das antigas 15 Repúblicas Soviéticas.
Princípios da NEP
Em contrapartida, Trotsky se empenhou numa luta sem trégua contra o regime stalinista que, na sua concepção, estaria colocando em perigo a revolução. ... Apoiado na máquina do partido e do Estado, Stalin acabou vencendo a disputa com Trotsky, que foi afastado do governo e do Partido Comunista e expulso da URSS.
Os planos quinquenais foram um instrumento de planificação econômica implantado por Stalin, inicialmente, somente com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país para períodos de cinco anos.