Modernização é um conceito no âmbito das ciências sociais que refere-se ao processo pelo qual uma sociedade, através da industrialização, urbanização e outras mudanças sociais torna-se moderna em aparência ou comportamento, transformando completamente a vida dos indivíduos que a constituem.
Como se escreve modernizar?
modernizar
tornar moderno; pôr ao gosto moderno.
reorganizar de acordo com as tendências ou métodos mais recentes ou avançados do ponto de vista tecnológico; atualizar.
adaptar à moda.
O que significa modernizada?
Significado de ModernizadoModernizado vem do verbo modernizar. O mesmo que: atualizado, amodernado.
O que é a modernização da agricultura?
O processo de modernização da agricultura no Brasil tem origem na década de 1950 com as importações de meios de produção mais avançados. ... Assim, pretendia-se passar de uma agricultura tradicional, totalmente dependente da natureza e praticada por meio de técnicas rudimentares, para uma agricultura mecanizada.
Qual foi a modernização presente no território brasileiro?
A modernização brasileira é marcada pelo seu caráter conservador, donde se alteram as forças produtivas sem alterar as relações de produção. A produção do território e a formação do Estado estão no seio destas transformações.
Qual a origem da modernização?
A origem da modernização está ligada às grandes transformações económicas e industriais iniciadas na Europa a partir do século XVIII e, mais remotamente, à expansão marítima iniciada pelos Portugueses no século XV.
Por que a modernidade refere-se ao presente?
Tecnicamente, modernidade refere-se simplesmente ao presente, e qualquer sociedade ainda existente é, portanto, moderna. Os proponentes da modernização tipicamente viam apenas a sociedade ocidental como sendo genuinamente moderna, argumentando que em comparação, as demais eram primitivas ou subdesenvolvidas.
Por que a modernização é uma ofensiva?
De acordo com o teórico social Peter Wagner, a modernização pode ser vista como um processo e como uma ofensiva. A primeira visão é comumente projetada por políticos e pela mídia, e sugere que é o desenvolvimento, originando novos dados tecnológicos ou leis ultrapassadas, que tornam a modernização necessária ou preferível.